26 de jul. de 2010

Ureterocele

ureterocele é um distúrbio incomum caracterizado pela dilatação da porção inferior do ureter no local em que ele penetra a bexiga; é associado a uma estenose (estreitamento) da porção mais inferior do ureter.

A doença é congênita e pode ser descoberta nos bebês durante o ultra-som materno pré-natal (ultra-som na gestação). Quase sempre, os bebês manifestam infecções do trato urinário graves. Esta doença pode causar uropatia obstrutiva crônica, unilateral ou bilateral, do(s) rim(ns) afetado(s).
Sintomas:

dor no flanco
intensa
pode irradiar-se para a virilha, genitais e coxa
espasmódica ou que produz cólicas
unilateral

dor nas costas, possivelmente unilateral
dor abdominal
sangue na urina
freqüência/urgência urinária aumentada
micção noturna excessiva

Sinais e exames:
Pressão sangüínea elevada. O exame de urina tipo I pode mostrar sangue na urina ou sinais de infecção urinária. O pielograma retrógrado pode revelar ureterocele e hidronefrose (rim aumentado por causa da retenção de urina atrás da obstrução). No IVP (pielograma intravenoso), as duas condições podem ser observadas. Um ultra-som abdominal ou uma tomografia computadorizada do abdome podem mostrar a hidronefrose.

Tratamento:
O objetivo do tratamento é aliviar a obstrução. Dispositivos conhecidos como stents (pequenos tubos para dilatação colocados dentro do ureter ou na pélvis renal) podem proporcionar alívio a curto prazo dos sintomas. A correção cirúrgica da ureterocele geralmente resolve o problema.

Expectativas (prognóstico):
O prognóstico varia. Se a obstrução puder ser curada, o dano será temporário. Se, no entanto, a condição persistir, esse prejuízo será permanente, embora o outro rim possa continuar funcionando normalmente.

Complicações:

dano dos rins permanente, com redução ou perda da função (de um rim)
infecção do trato urinário, recorrente ou crônica

5 comentários:

  1. ola!!! minha cirurgia da correçao da ureterocele esta marcada para o dia 28-10 estou com um pouco de medo. gostaria de saber se tem maiores complicaçoes pos cirurgia

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Fiz uma cirurgia de ureterocelitotripsia com remoção da ureterocele. Minha pedra era bem grande e foi tirada inteira.8 dias depois da cirurgia ainda continuo urinando, eventualmente, sangue na urina e por duas vezes com coágulos. Meu médico disse que é normal, mas gostaria de ter uma segunda opinião. Grato!

    ResponderExcluir
  3. FIZ VARIOS EXAMES E FOI CONSTATADO UMA URETEROCELE,ESTOU COM MUITO MEDO DA CIRURGIA,POR FAVOR ME AJUDEM MANDANDO NOTICIAS SOBRE PÓS-OPERATORIO E COMO FICARÁ DEPOIS DA CIRURGIA.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz varios exames e acusou uma ureterocele do lado direito da bexiga. Certamente vão me submeter a uma ureteroscopia para desobstruir o ureter direito.

    ResponderExcluir
  5. bebe de 7 meses com hidronefrose e ureterocel dores a miccao pouca urina e que fazer

    ResponderExcluir